quarta-feira, 7 de março de 2007

Ah, o ócio (e a teoria bbb)

Ando tão sem inspiração que, vejam, coincidentemente só publico algo às quartas-feiras. Estou até pensando em padronizar isso, pelo menos enquanto a inspiração não vem. Um dos passatempos que adquiri, neste período de verme em que me encontro, foi o de assistir ao Big Brother Brasil 7. Ah, vai... eu me deixo cativar facilmente pelos mecanismos fajutos da televisão.

O fato é que notei algo: embora não tenha acompanhado todas as edições (na verdade, acho que só a primeira e, agora, esta), percebo que o desenrolar do programa não varia tanto assim, e o vencedor fica definido semanas antes do encerramento. Se houvesse bolsas de apostas para o resultado final do BBB, muita gente dividiria o prêmio principal. Quanto às eliminações semanais, não sei, são mais ou menos previsíveis de acordo com os componentes de cada “paredão”.

O que quero mesmo atestar neste post é a burrice dos participantes. Nunca entrei ali, não sei o que se passa na cabeça de quem lá está e, talvez, eu me comportasse como eles se estivesse na mesma situação. Mas fico indignada com a evidência de algumas coisas das quais eles parecem não se dar conta. Coisas do tipo:

- A pessoa ou o grupo mais excluído, ridicularizado ou subestimado pelos outros vai ganhar mais a simpatia do público, que vai sentir pena ou se identificar;

- Quanto mais isolado e depressivo ficar um participante cujos amigos foram eliminados, mais solidário será o público com ele;

- Quanto mais um participante for indicado para sair e, na votação do público, ficar, mais forte ele se tornará;

E por aí vai. A questão é: o comportamento se repete, e os vencedores sempre serão aqueles transformados em vítimas – e posteriormente em campeões – pelos demais integrantes cegos o suficiente para não vislumbrar esse processo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parece haver essa tendência,
mas acho que por causa das edições.
A galera é metida a puritana demais
pra querer, do nada, que um cara
que dá em cima de duas mulheres ganhe
um jogo desses.

Anônimo disse...

O que o ócio não faz!!! Assistindo ao BBB!!!
Todos que entram na casa hoje já sabem do que o público gosta. Só que quando começam a jogar a maioria se deixa levar pela emoção e esquecem as regras do jogo que assistiram aqui fora. Alguns (alemão) não esquecem. Siri tb não.

Anônimo disse...

Isabela, como você escreve bem... mas, puts, mesmo em ócio total, assistir BBB é o óh.